A atualização de abril do Android começou a ser liberada e traz várias novidades, incluindo otimizações para a bateria e melhorias nos recursos inteligentes da Play Store. Correções para falhas, reforçando a segurança do usuário, também estão presentes na compilação lançada esta semana.
Para quem sofre com o consumo exagerado de energia pelo celular, a boa notícia é que o update adiciona aprimoramentos ao Play Services (v.25.13). De acordo com o Google, isso permitirá aumentar a vida útil da bateria, passando mais tempo longe da tomada, além de aproveitar melhorias na conectividade.

Já a versão 45.7 da Play Store chega com uma adição importante ao recurso Ask Play, que usa IA para responder perguntas sobre aplicativos disponíveis na loja, ajudando as pessoas interessadas a instalá-los. Anteriormente, a ferramenta respondia às dúvidas por meio de texto, mas agora também será capaz de gerar vídeos.
Se você está em busca de um passo a passo para usar determinada função do app, basta acionar o recurso e perguntar para visualizar o vídeo, novidade disponibilizada graças à IA Gemini. Outra funcionalidade atualizada foi a Carteira do Google, que passa a permitir a criação de apelidos para cartões, ingressos e outros tipos de passes salvos na plataforma.
Correções de segurança
Na atualização de abril do Android, também há o patch de segurança mais recente do sistema operacional do Google. Conforme a gigante de Mountain View, 62 vulnerabilidades são corrigidas, incluindo duas brechas no kernel USB com potencial de uso em ataques cibernéticos direcionados.
Outra falha solucionada é a que permitia a uma ferramenta de perícia forense contornar determinados bloqueios dos dispositivos. Também há soluções para bugs na câmera, no sistema de reconhecimento de impressão digital, na tela e na interface do usuário em algumas versões dos celulares da linha Pixel.
Conforme a gigante da tecnologia, os smartphones Pixel serão os primeiros a receber a atualização do Android de abril de 2025, com os aparelhos das outras fabricantes tendo acesso logo na sequência. Em geral, o update é liberado automaticamente, bastando ficar atento à notificação para concluir o procedimento.
Além de celulares e tablets, a atualização de abril também está sendo disponibilizada para os dispositivos com Android TV, Android Auto, Google TV, Chrome OS e Wear OS.
Já atualizou o seu smartphone Android? Comente nas redes sociais do TecMundo sobre o que achou das melhorias implementadas pelo Google.
Fontes