Menu Iniciar do Windows 11 vai ficar mais customizável e enfim atende pedidos de usuários

2 min de leitura
Imagem de: Menu Iniciar do Windows 11 vai ficar mais customizável e enfim atende pedidos de usuários

O Menu Iniciar do Windows 11 vai passar por mais uma reformulação, conforme revelou o informante phantomofearth (@phantomofearth.bsky.social no Bluesky). O programador conseguiu ativar uma versão ampliada e mais customizável da clássica seção do sistema.

Como já era sugerido em versões experimentais anteriores, o novo Menu Iniciar finalmente permitirá desativar a seção "Recomendações", introduzida com o Windows 11. No lugar, o usuário poderá optar por exibir a lista completa de aplicativos instalados, com opções de visualização em ordem alfabética, por grade ou por categorias personalizadas.

Entre as novidades, o destaque vai para o novo modo de visualização por categorias. O formato lembra bastante as pastas de apps em celulares Android e iOS: cada grupo é representado por uma miniatura com quatro ícones, e ao clicar sobre ele, os aplicativos são exibidos em uma janela pop-up com disposição em grade.

Hidden in today"s Dev/Beta CUs: a major update to the Windows 11 Start menu! It has a new, larger layout with everything on one scrollable page, with the "All" list below recommendations - which can FINALLY be turned off! Pinned list is now limited to 2 rows, but can be expanded.

[image or embed]

— phantomofearth ?? (@phantomofearth.bsky.social) 3 de abril de 2025 às 15:29

Esse tipo de organização resgata uma funcionalidade muito apreciada nos blocos dinâmicos do Menu Iniciar do Windows 10, que também permitia agrupar aplicativos em pastas para facilitar o acesso.

A polêmica do Menu Iniciar do Windows 11

Desde o lançamento, o Menu Iniciar do Windows 11 gerou reações mistas. Apesar de manter uma experiência familiar, muitos usuários e veículos especializados criticaram a falta de controle sobre os elementos da interface.

O Menu Iniciar do Windows 11 é familiar, mas sofre pela ausência de opções de personalização. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

As principais queixas envolviam a ausência de clareza nos ícones da grade — alguns deles promovendo aplicativos da Microsoft Store — e a restrição de personalização. A área “Recomendações”, por exemplo, não podia ser removida, mesmo com o registro de uso desativado nas configurações do sistema.

Com o tempo, a Microsoft introduziu ajustes e mais opções de customização. Ainda assim, o Menu Iniciar segue bem limitado, especialmente em comparação com a versão do Windows 10.

Quando o novo Menu Iniciar será lançado?

Segundo phantomofearth, o novo Menu Iniciar está presente em versões de testes do Windows 11 distribuídas nos canais Dev e Beta. Caso o recurso continue em desenvolvimento, é provável que seja liberado para todos os usuários em uma futura atualização do sistema.

Quer saber tudo sobre as novidades do Windows 11 e as futuras atualizações da Microsoft? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe nossas coberturas completas sobre tecnologia e produtividade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.