O Microsoft Copilot integrado ao Windows 11 agora é capaz de "enxergar" — ou, ao menos, visualizar o que você decide compartilhar com ele. Em uma versão do app do chatbot liberada para testadores nesta quarta-feira (8), a Microsoft introduziu o Copilot Vision, funcionalidade que permite ao assistente de inteligência artificial interpretar o conteúdo exibido na tela, assim como já fazem assistentes para celular.
De acordo com a Microsoft, a ferramenta permite que o usuário compartilhe qualquer janela com o chatbot — seja um navegador ou aplicativo. A partir disso, é possível solicitar ações específicas, como análise de imagens, sugestões contextuais e respostas baseadas no que é exibido.

Como usar o Copilot Vision?
Para ativar o Copilot Vision e pedir informações sobre o conteúdo da tela, siga os passos abaixo:
- Clique no ícone do Microsoft Copilot na Barra de Tarefas;
- Clique no ícone de óculos ao lado da caixa de texto;
- Selecione a janela ou aplicativo que deseja compartilhar com o Copilot;
- Complete a solicitação com um pedido em texto.
É possível interromper o compartilhamento de conteúdo com o assistente a qualquer momento, clicando no botão “Parar”.
Qual versão do Windows 11 é compatível com o Copilot Vision?
Atualmente, o Copilot Vision está disponível apenas para testadores que fazem parte do programa Windows Insider. A funcionalidade é distribuída com o aplicativo do Copilot na versão 1.25034.133.0 (ou superior), disponível para todos os canais de testes: Canary, Dev e Beta.
Neste estágio inicial, a novidade está liberada exclusivamente para usuários residentes nos Estados Unidos.
Copilot agora pode analisar seus arquivos
Outra funcionalidade em testes é a “File search”, que permite ao usuário procurar, abrir e consultar arquivos diretamente com o Copilot. O assistente pode acessar e interpretar documentos nos formatos DOCX, XLSX, PPTX, TXT, PDF e JSON.

Suponha que você queira encontrar seu currículo, mas não lembra onde o salvou. Com um simples comando, o Copilot é capaz de localizar arquivos que correspondam à descrição e até abrir o conteúdo, se necessário.
- Leia também: "Microsoft tem sangue nas mãos": funcionárias que protestaram contra empresa são demitidas
Neste caso, é como um buscador interno significativamente mais poderoso, já que não se restringe a varrer os metadados dos arquivos para encontrá-los.
Diferente do Copilot Vision, o recurso de busca em arquivos está disponível para testadores do mundo inteiro.
Outras novidades do Microsoft Copilot
No dia em que completou 50 anos, a Microsoft anunciou um pacote de novidades para o Microsoft Copilot. Dentre as novidades apresentadas, estava o Copilot Actions, recurso que torna o chatbot bem próximo de uma IA agêntica.
A ferramenta permite que o chatbot interaja diretamente com páginas web, sendo capaz de fazer reservas em restaurantes, comprar ingressos e adquirir produtos online por conta própria.
O Copilot também passou a ser capaz de memorizar informações do usuário para compor o contexto de futuras interações. Além disso, o Copilot pode gerar um podcast sintético para tornar as interações mais naturais.
Quer ficar por dentro das próximas funções que a Microsoft vai trazer para o Windows? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe todas as novidades sobre IA, produtividade e tecnologia no seu dia a dia.
Categorias