Ucrânia terá novo drone com explosivos de fragmentação melhorados

1 min de leitura
Imagem de: Ucrânia terá novo drone com explosivos de fragmentação melhorados
Imagem: Insta Group

Em meio à continuação do conflito entre Rússia e Ucrânia, a empresa finlandesa Insta Group Oy desenvolveu um novo drone com munição explosiva patenteada. O novo Insta Steel Eagle ER (Extended Range) auxiliará as tropas ucranianas no combate e tem diâmetro de alcance de 50 metros.

Anunciada recentemente, a tecnologia consiste em um drone militar com uma carga explosiva acoplada. Essa munição de patente própria foi desenvolvida em conjunto com especialistas ucranianos e possui cerca de 3.000 fragmentos de aço ou tungstênio, pesando 3,6 kg e oferecendo um ataque letal em uma área de 2.000 m².

Segundo a fabricante, o novo modelo se destaca frente aos antecessores por conta de sua capacidade avançada de detonação e controle. Os operadores do drone conseguem ajustar o raio do impacto conforme a altitude do aparelho, e parece funcionar como um tipo de mina de fragmentação aérea.

Guerrilha moderna

Para o vice-presidente de vendas da Insta Group, Tuure Lehtoranta, o modelo é um significativo avanço para os conflitos atuais, visto que o Insta Steel Eagle ER suporta interferência e ataques de jamming dos inimigos. A fabricante aponta que o modelo é ideal para combates em ambientes complexos, como florestas e outras áreas com menor visibilidade.

Com a escalada crescente entre Rússia e Ucrânia, as tropas ucranianas têm utilizado ataques com drones constantemente, enquanto os russos visam melhorar sua capacidade defensiva contra esses aparelhos controlados remotamente. Ainda em janeiro deste ano, o exército ucraniano disparou mais de 200 mísseis e drones contra cidades russas, mirando fábricas de armas e refinarias de petróleo.

Por enquanto, o Insta Steel Eagle ER será vendido apenas para o exército da Ucrânia, mas a Insta Group revela que no futuro almeja as licenças de marketing necessárias para comercializar os drones na Europa e em países da OTAN.  

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.