O Google Drive aprimorou os métodos de compartilhamento de arquivos. A partir de agora, gerentes e proprietários de pastas poderão controlar o acesso de pastas e arquivos forma mais direta.
Anteriormente disponíveis apenas em Beta, as opções de compartilhamento agora são liberadas para todos os usuários. No futuro, mais ajustes serão implementados para simplificar a plataforma e unificar os princípios de acesso restrito entre o Meu Drive e os Drives compartilhados.
De modo geral, as mudanças tornam o compartilhamento mais intuitivo, reduzindo redundâncias e minimizando erros ao conceder acesso a colegas de trabalho ou outros usuários.
Métodos de compartilhamento no Google Drive
- Controle de acesso para itens compartilhados: permite definir permissões específicas para arquivos individuais. Para isso, vá em Meu Drive > selecione a pasta ou arquivo desejado > Alterar privilégios de acesso (Comentador, Espectador, etc.).
- Controle de acesso para pastas compartilhadas: possibilita definir permissões para pastas inteiras. O caminho é Meu Drive > selecione a pasta desejada > Menu de sobreposição > Compartilhar > Opções de compartilhamento (ícone de engrenagem) > “Limitar acesso para [pasta]”.
A partir de fevereiro de 2026, apenas o “Controle de acesso para pastas compartilhadas” estará disponível para todos — o “Controle de acesso para itens compartilhados” será removido. Segundo o Google, essa mudança tornará a estrutura de compartilhamento mais consistente entre Drives pessoais e Drives compartilhados, amplamente usados em equipes e projetos colaborativos.
As novas opções de compartilhamento serão liberadas gradualmente nos próximos 15 dias. A atualização chegará para todos os usuários do Google Workspace, Workspace Individuals e contas pessoais do Google.
Vale lembrar que os planos Google One ficaram mais caros no Brasil. Outras notícias do Google Drive e das ferramentas da gigante das buscas você encontra no TecMundo.
Fontes
Categorias