Caças da Força Aérea da Itália escoltaram um avião da American Airlines que precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto de Roma no domingo (23), após uma ameaça de bomba. O voo 292 que decolou de Nova York (Estados Unidos) tinha como destino a cidade de Nova Délhi (Índia).
As imagens da ação, que viralizaram nas redes sociais, mostram dois caças Eurofighter Typhoon se aproximando do Boeing 787 da companhia americana assim que ele entrou entrou no espaço aéreo italiano. Na gravação, feita a partir da cabine de um dos jatos, é possível ver o avião comercial bem de perto e ao lado deles.
Na sequência, uma imagem feita em solo mostra o voo sendo escoltado até o pouso em segurança no Aeroporto Internacional de Roma - Leonardo da Vinci, também conhecido como Aeroporto Fiumicino. O Boeing transportava cerca de 200 pessoas, segundo as autoridades locais.
O alerta de bomba a bordo surgiu enquanto a aeronave sobrevoava o Mar Cáspio em uma área próxima ao Turcomenistão, de acordo com informações da Reuters. A possibilidade de explosão fez com que o comandante alterasse a rota entre EUA e Índia imediatamente, interrompendo a viagem.
Havia bomba no avião?
Depois que o voo 292 da American Airlines pousou em Roma, a aeronave passou por uma inspeção minuciosa. No entanto, as autoridades policiais italianas não encontraram nenhuma bomba no interior do avião, liberando os passageiros, que receberam toda a assistência necessária.
A ameaça de bomba teria sido recebida pela companhia por email e repassada à tripulação logo em seguida, mas acabou se mostrando um alarme falso. Até o momento, a American Airlines não se pronunciou a respeito do caso.
Curtiu o conteúdo? Aproveite para ler, também, sobre um caso semelhante ocorrido no início do mês, nos EUA, quando um voo precisou ser adiado após a rede Wi-Fi da aeronave ser renomeada com ameaça de bomba.