The Witcher Sereias das Profundezas é uma sidequest de Geralt misturada com A Pequena Sereia - Crítica

Imagem de: The Witcher Sereias das Profundezas é uma sidequest de Geralt misturada com A Pequena Sereia - Crítica

Enquanto gigantes como a Warner e Amazon se aproveitam de universos de fantasia como Game of Thrones e Senhos dos Anéis, a Netflix viu na obra do polonês Andrzej Sapkowski uma franquia para chamar de sua. Com uma grande série live-action e diversos spin-offs, The Witcher acaba de ganhar mais um filme animado no streaming, chamado Sereias das Profundezas.

A obra chega no catálogo da Netflix com uma missão importante: manter a franquia na mente dos fãs da série enquanto a nova temporada não chega, após polêmicas e uma troca de protagonista. No entanto, mesmo estando atrelada com a série, a produção pode encontrar o seu público nos fãs dos games da saga, produzidos pela CD Projekt Red, que aguardam ansiosamente por The Witcher 4.

Indo além disso, a produção também pode ser uma boa pedida para os fãs de produções da Disney dos anos 90, principalmente A Pequena Sereira (é sério). A seguir, confira mais detalhes sobre o longa-metragem na crítica do Minha Série.

Geralt no mundo de A Pequena Sereia

Como é uma produção da Netflix, o filme Sereias das Profundezas está amplamente ligado com a série live-action do streaming. O longa-metragem se passa na mesma época da produção do streaming, trazendo Jaskier (Dandelion) e Geralt de Rivia em uma aventura baseada em um conto de Andrzej Sapkowski.

No entanto, temos grandes adaptações na história que a tornam um material bem original e cheio de referências que podem agradar os fãs de produções como A Pequena Sereia. A história mostra o icônico caçador de monstros e o bardo em um momento de “baixa” na carreira: Geralt ganha a fama de não matar mais criaturas após se recusar a assassinar uma fera em uma vila de pescadores.

Sereia, príncipe e um kraken fazem parte do elenco de personagens do filme.

Porém, no decorrer da história, o bruxo descobre que um grande conflito entre humanos e sereias está prestes a se desenrolar. E, no meio disso, um romance proibido entre o príncipe da região e a herdeira do trono dos mares.

Como se não bastasse a temática envolvendo uma sereia apaixonada por um príncipe, o longa-metragem está repleto de momentos que remetem ao clássico filme da Disney. Além de uma batalha naval sangrenta bem no estilo do ataque da Úrsula, o longa-metragem conta com diversos momentos musicais dentro e fora da água, cortesia do bardo Jaskier e sua amiga de infância, Essi.

Uma missão secundária de The Witcher 3

Apesar dos toques de musical e referências à Pequena Sereia, senti que Sereias das Profundezas tem o potencial de agradar, mesmo, os fãs de The Witcher 3. Seja por sua estrutura ou história, o jogo parece retirada diretamente do game da CD Projekt Red.

Assim como no game, o filme traz uma mistura equilibrada de diálogos divertidos, narrativa densa e ação, com um Geralt mais acrobático do que nunca. Algumas deixas e diálogos do protagonista também lembram muito certos momentos do game, como a hora de escolher as falas do protagonista e a "recapitulação moral" que acontece no fim de certas missões.

Assim como nos games, o Geralt de Rivia do filme não tem muitos filtros.

Para tornar a experiência ainda mais autêntica para os fãs de The Witcher 3, o protagonista é dublado por Sérgio Moreno, que deu voz para Geralt de Rivia no icônico RPG da CD Projekt Red. Combinando o clima da narrativa com falas canastronas do protagonista, o longa-metragem tem potencial para agradar quem ama os jogos da série está ansioso por The Witcher 4.

Por fim, a animação do longa também merece destaque, mas pode desagradar entusiastas por certas inconsistências. Misturando 3D com 2D, o filme conta com momentos belíssimos e animações bem feitas em momentos de peso, mas deixa escapar algumas inconsistências ocasionalmente, o que, honestamente, até me divertiu.

Vale a pena assistir?

Se você é um grande entusiasta da obra de Andrzej Sapkowski e espera uma adaptação à risca do conto Um Pequeno Sacrifício, tenho péssimas notícias para você: existe a chance do novo filme de The Witcher te desagradar. No entanto, para quem gosta do estilo da franquia na série live-action da Netflix e nos games da CD Projekt Red, a experiência é bem divertida.

Com uma aura que lembra bastante os games, que fica ainda melhor com a dublagem de Sérgio Moreno, The Witcher Sereias das Profundezas é uma viagem divertida para quem estava com saudades de Geralt de Rivia, mesmo não sendo uma das aventuras mais memoráveis do icônico caçador de monstros.

Com The Witcher 4 chegando nos próximos anos, minha torcida é para que a Netflix aposte novamente em obras como essa ao invés de colocar todas as suas fichas na série live-action. Afinal, assim como esse e o outro filme da franquia provam, o universo da saga possui muitas histórias interessantes e que funcionam perfeitamente como animação.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.