Dois anos após a chegada de Elon Musk, o antigo Twitter— agora X —segue sem um sucessor claro. Alternativas como Threads, Bluesky e Mastodon conquistaram nichos específicos, mas nenhuma conseguiu tomar de vez o espaço da plataforma original. Enquanto isso, concorrentes menores como Pebble e Post News já ficaram pelo caminho.
O Threads, da Meta, desponta como principal candidato, com 275 milhões de usuários ativos e uma aposta no protocolo ActivityPub para integração com o fediverso. O Bluesky, descentralizado e baseado no protocolo AT, cresceu após a eleição de 2024, mas ainda tem “apenas” 14,5 milhões de usuários. Já o Mastodon, que estava consolidado antes da era Musk, segue relevante, mas sem grandes avanços na base ativa de usuários.
Apesar das turbulências, o X ainda é o primeiro lugar onde notícias e declarações oficiais costumam surgir antes de se espalharem para outras plataformas. A tão prometida “superapp” de Musk não decolou, mas, por enquanto, o X continua sendo a praça pública digital que ninguém conseguiu substituir de vez.
Você acabou de acompanhar uma nota rápida by The BRIEF! Siga mais informações clicando aqui
Categorias