A Apple lançou hoje (19) o iPhone 16e, que era cotado para receber o nome iPhone SE 4, atualizando o modelo “baratinho” da marca após três anos. Ele vem com algumas mudanças consideráveis, começando pelo visual, dando adeus ao clássico botão Home e alinhando o seu design às gerações mais recentes.
Também há novidades nas câmeras, com a traseira recebendo o sensor de 48 MP, um grande salto em comparação com os 12 MP do iPhone SE 3, e na bateria, que sempre foi alvo de reclamações. Outro atrativo é a presença do chip A18, anunciado pela gigante de Cupertino no ano passado e que alimenta o iPhone 16.

Afinal, quais as diferenças entre o iPhone 16e e o iPhone 16?
A essência da série “Special Edition”, que chegou ao mercado pela primeira vez em 2016, continua mesmo com a mudança na nomenclatura. Ou seja, trata-se de um aparelho intermediário, que mescla componentes de versões lançadas há pouco tempo com alguns recursos dos modelos atuais por um preço “mais em conta”, algo similar à Samsung e os seus celulares FE.
Com o lançamento, pode surgir aquela dúvida entre as pessoas interessadas em trocar de celular: iPhone 16e ou iPhone 16, qual a melhor opção para comprar? O TecMundo preparou este texto para auxiliar na sua escolha, confira!
iPhone 16e: uma opção para quem deseja economizar
As melhorias incluídas pela Apple no novo integrante da série iPhone 16 colocam o aparelho como uma alternativa interessante para quem vai comprar seu primeiro iPhone e não quer gastar muito. Ele traz várias atualizações em relação ao SE 3, como a tela OLED de 6,1 polegadas sem bordas, enquanto o antecessor tinha display LCD de 4,7 polegadas.
Essa mudança proporciona cores mais vibrantes e melhor eficiência energética, o que também nos remete à nova bateria, durando até seis horas a mais que o iPhone 11 e 12 horas a mais do que todas as gerações do iPhone SE, segundo a Apple. Outro destaque é o processador A18 Bionic com, provavelmente, 8 GB de RAM — a empresa não confirmou esse detalhe.
Com essa combinação, o desempenho do iPhone 16e se aproxima do que o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus entregam. Além disso, a novidade passa a ser compatível com os recursos de IA disponíveis no Apple Intelligence, antes restritos à geração atual e aos modelos Pro e Pro Max do iPhone 15.
As câmeras de 48 MP na traseira e 12 MP na frente são outros atrativos, melhorando as qualidades de fotos e vídeos na comparação com o iPhone SE 3, assim como a substituição do antigo conector Lightning pela porta USB-C. Há, ainda, o botão de ação que pode ser usado para configurar diferentes atalhos e o FaceID para desbloqueios.
- Saiba mais: iPhone 17 Air tem renders vazados que mostram celular mais fino da Apple
- Aproveite o cupom iPlace e economize em um novo iPhone, iPad e mais!
iPhone 16: para quem deseja uma experiência mais completa

Anunciado em setembro do ano passado, o iPhone 16 é a versão mais recente da série premium e, por isso, oferece uma experiência mais completa do que a disponível na linha SE e, por consequência, no iPhone 16e, mesmo no modelo regular. Uma das diferenças está na câmera, com um sensor a mais na traseira — as versões Pro e Pro Max têm duas lentes extras.
Recursos diferenciados para fotos e vídeos também estão presentes, bem como o botão dedicado à câmera, que facilita o acionamento sem a necessidade de tocar na tela. A bateria com maior capacidade e velocidade de carregamento mais alta é outro destaque.
Na série principal, também há o suporte completo às ferramentas do Apple Intelligence, permitindo que o usuário tenha acesso a resumos de notificações, transcrições, auxílio para escrever mensagens e muito mais, e à ilha dinâmica. O design mais atual e as opções de cores a mais são outras vantagens interessantes.
Vale ressaltar que o tamanho da tela e o processador são os mesmos no iPhone 16e e no iPhone 16 padrão, mas há opções de displays maiores nas outras variantes, que também trazem mais desempenho e funções extras. Isso resulta em preços mais altos.
E agora, comprar o iPhone 16e ou iPhone 16?
Como vimos, o novo iPhone 16e é um modelo indicado para quem não quer gastar tanto na compra de um celular da Apple e não se importa em ter todos os recursos que a fabricante oferece. Além disso, pode ser uma boa opção para as pessoas com um iPhone SE que pretendem experimentar as últimas atualizações da marca.

Já para os usuários interessados em aproveitar tudo o que a Apple tem a oferecer e o orçamento não é um problema, vale a pena investir no iPhone 16, principalmente se a diferença de preços entre as duas versões não for muito grande na época da compra. Ele possui mais câmeras, funções extras e bateria maior.
- Leia mais: O iPhone mais preguiçoso já feito pela Apple
E você, o que acha? Prefere o iPhone 16e com design que remete ao iPhone 14 e é mais barato ou o iPhone 16 mais atual e completo, porém com preço maior? Use as redes sociais do TecMundo para dar a sua opinião. Até a próxima!
Fontes
Categorias