Após estrear discretamente em 2021, a série Solasta ganhou novidades durante o último The Game Awards — uma sequência ainda maior. Publicado e desenvolvido pelo estúdio francês Tactical Adventures, majoritariamente composto por veteranos da indústria, Solasta II promete conquistar o coração dos fãs de RPGs baseados em turnos, trazendo uma história intrigante e mecânicas de Dungeons & Dragons.
A convite do estúdio, o Voxel pôde testar um trechinho da jogabilidade do título, em uma versão pré-alfa e limitada para o desenvolvimento. Com duração aproximada de duas horas, a demonstração foca em apresentar o sistema melhorado de combate, ambientação e interfaces, tudo reconstruído para as novas gerações de console.
Neste trecho, conhecemos um pouco das terras de Neokos, onde se passa Solasta II, controlando quatro heróis em um trecho ligeiramente avançado na trama. Neste capítulo, o grupo está visitando uma velha parceira, que está preocupada com o misterioso sumiço de um amigo — e um dragão pode estar envolvido!
Sem delongas, a seguir, você confere nossas primeiras impressões de Solasta II, jogado no PC.
Solasta II e as belíssimas terras de Neokos
Logo nos primeiros minutos da demonstração, já é possível conferir o quão belo são os gráficos de Solasta II. Com particular destaque à ambientação, a direção de arte acerta em trazer grandes campos esverdeados e coloridos, brevemente intercalados com rochedos e costas acidentadas. O título se passa nas terras de Neokos, e o trecho jogado possui um certo aspecto litorâneo bastante agradável — quase como o que se imagina pensando nas antigas sagas gregas.

Graças ao novo motor gráfico utilizado, a Unreal Engine 5, os jogadores podem esperar todas as melhorias — e desafios — que chegam no pacote. Há efeitos complexos de iluminação, representação fiel de sombras, possibilidade de alterar a câmera e muito mais, tornando a exploração de Solasta II ainda mais imersiva.
Por outro lado, enquanto os visuais durante a jogatina certamente impressionaram, eles também não deixaram de testar os limites do modesto, embora dedicado, computador utilizado para a prévia. Contudo, conforme mencionado anteriormente, a versão testada ainda está em desenvolvimento e, portanto, seu foco não é no desempenho técnico.

E as melhorias não se restringem à ambientação! A apresentação dos personagens também está mais completa, com melhores animações faciais, maior detalhamento em itens equipados e polimento mais atencioso nas cenas com foco em diálogos. Falando nisso, vale destacar que não tivemos tantos momentos de discussão entre personagens, mas os que ocorreram contaram com uma ótima dublagem e opções suficientemente diversas de respostas.

Por fim, vale destacar também a excelente execução da trilha sonora, que discretamente imerge o jogador e torna a exploração de Neokos ainda mais satisfatória — como um bom mundo fantasioso deve ser.
O combate e o elefante branco na sala
Em Solasta II, os jogadores controlam uma equipe de quatro membros em uma aventura medieval. Como de costume nas regras de Dungeons & Dragons, a composição do grupo pode ser alterada com diferentes classes e raças de personagens, que por sua vez possuem vantagens e desvantagens específicas. Essas características contribuem para a mecânica que popularizou o título — a decisão feita pelo sistema de dados.
Dessa maneira, os diálogos, ações arriscadas e combates são definidos por um sistema de dados. Em turnos, todos os agentes em cena são submetidos a testes de “aptidão”, com o resultado influenciado pelas características de cada personagem. Para os jogadores mais casuais, o sistema pode parecer complexo, mas é uniforme mesmo entre franquias.

A combinação traz um sistema de combate complexo e desafiador, e pode até soar difícil para os não-iniciados. Cada golpe possui uma probabilidade de acerto, fazendo com que o jogador pense não apenas na hora de atacar, mas também em quando recuar, se curar ou reposicionar. Com uma movimentação limitada por personagem e turno, as decisões têm um peso em tempo real.
Assim, é fácil para o jogador não-familiarizado associar Solasta II ao mega-premiado Baldur’s Gate 3 — título pelo qual a Tactical Adventures também já declarou seu amor. Nesse contexto, embora seja compreensível supor que o sucesso da Larian Studios tenha influenciado o desenvolvimento deste título, é sempre válido lembrar que os títulos utilizam regras e premissas da mesma raiz. Apesar das similaridades, ambos os jogos têm espíritos e personalidades próprias, e quem vence nessa disputa são os fãs do gênero.
Quando Solasta II será lançado?
Até o momento, Solasta II não possui uma data de lançamento definida. O título estreará em Acesso Antecipado ainda em 2025 no PC, e tem previsão de ser finalizado em 2026.
Categorias