Adobe prepara IA capaz de alterar ou remover objetos de fotos automaticamente
Ainda sem nome oficial, a ferramenta seria capaz de identificar, alterar ou remover elementos de qualquer foto com poucos cliques

Imagem de Adobe prepara IA capaz de alterar ou remover objetos de fotos automaticamente no tecmundo
A próxima ferramenta com inteligência artificial (IA) da Adobe deve ser capaz de identificar e manipular objetos individuais em fotos. Em um vídeo promocional, a empresa deu pistas sobre a novidade que deve ser apresentada no próximo evento Adobe Max.
A ferramenta é conhecida como "Project Stardust", e é capaz de identificar, selecionar e mover objetos específicos de uma foto de forma automática. Em um vídeo publicado no YouTube, a Adobe mostra como a ferramenta deve funcionar.
No vídeo, o editor consegue mover malas, adicionar outros elementos, remover pessoas do fundo de uma foto e alterar peças de roupa de um modelo com poucos cliques.
A nova ferramente da Adobe conta com uma barra de tarefas contextual parecida com a que existe no Photoshop. Nela, o programa sugere ações para aperfeiçoar a edição, como remover pessoas do plano de fundo e alterar elementos da foto.
De certa forma, o novo recurso é bem parecido com o Google Magic Editor. A função do ecossistema Google consegue remover pessoas de fotos e alterar detalhes de forma automática, dispensando qualquer habilidade com softwares de edição. A princípio, porém, a função da Adobe seria mais poderosa.
A nova ferramenta deve aproveitar as capacidades do Adobe Firefly, plataforma de IA apresentada pela companhia este ano. Atualmente, a IA da empresa é capaz de gerar imagens, expandir fotos e até editar vídeos com base em descrição em texto.
Lançamento acontece em breve
A nova ferramenta da Adobe deve ser anunciada no dia 10 de outubro, durante o Adobe Max. O evento também deve apresentar outras novidades importantes para o ecossistema de softwares da companhia — inclusive, outras funções com inteligência artificial.

Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.