Cientistas criam braços robóticos que são controlados pelos pés
No melhor estilo do vilão Doutor Octopus, de Homem-Aranha, os MetaLimbs são projetados para auxiliar os seus usuários em tarefas básicas

Imagem de Cientistas criam braços robóticos que são controlados pelos pés no tecmundo
Às vezes você se depara com alguma situação e pensa que seria melhor ter mais um ou dois braços para dar conta de tudo o que precisa segurar. Todo mundo já passou por isso e, em breve, se o protótipo criado pelo Inami Hiyama Laboratory vingar, não será tão difícil assim ter um par de braços extras.
Os cientistas do laboratório japonês desenvolveram o MetaLimbs, braços mecânicos que são controlados com os movimentos dos pés. Obviamente ainda bem cru, o equipamento não tem um acabamento avançado e provavelmente não vai permitir que o seu usuário saia escalando paredes por aí e se torne um supervilão.
Contudo, o MetaLimbs já é capaz de auxiliar quem o utiliza em tarefas simples, como manipular pequenos objetos. Os seus criadores garantem ainda que a máquina pode ser customizada para diferentes tarefas: basta trocar o punho tradicional por outras ferramentas específicas, assim você tem um gancho ou um soldador na ponta do braço mecânico.
Como é possível notar no vídeo, os braços robóticos tem um tempo de resposta bem interessante ao toque. Assim, tanto a movimentação dos pés quanto a interação com outros objetos se dá de maneira instantânea, destacando o bom trabalho dos cientistas japoneses na concepção do aparelho.
Além disso, o equipamento é feito para ser utilizado sentado. Vale lembrar que, como ele é controlado pelos movimentos dos pés, o ideal é que você utilize-os apenas para movimentar os braços mecânicos. Apesar de simples, a iniciativa é bem interessante e, quem sabe, pode evoluir para interfaces mais intuitivas e menos mecânicas no futuro.