Após erros no ano passado, Google volta a exibir cotação de outras moedas
O Google voltou a exibir a cotação e conversão de outras moedas após sucessivos erros no final do ano passado; confira!

Após vários erros de conversão, o Google voltou ontem (24) a exibir a conversão do real para outras moedas no buscador. O painel mostra a cotação da moeda não apenas no dia, mas até 5 anos atrás.
A funcionalidade do Google Search retorna após quatro meses de inatividade. Em dezembro de 2024 o sistema foi retirado do ar após mais um erro no valor do dólar.
Em 25 de dezembro, o buscador mais famoso do mundo mostrou que um dólar estava equivalente a R$ 6,36. Só que o mercado de compra e venda não estava funcionando na data, por ser Natal, e na verdade a moeda estava cotada em R$ 6,18, valor do dia 23, antes do feriado.

Àquele foi pelo menos o terceiro erro seguido do Google, que após isso decidiu parar de exibir a ferramenta de conversão para os brasileiros. Por causa da situação, a Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a pedir para que o Banco Central (BC) entrasse em contato com o Google para saber o que estava acontecendo.
No período, o Google admitiu o erro. “Os dados em tempo real exibidos na Busca vêm de provedores globais terceirizados de dados financeiros”, justificou a big tech na época.
Cotação mais precisa
O Google garantiu que a ferramenta de conversão de moedas está mais precisa e que por isso voltou a ser exibida no Brasil.
Por nota, o Google informou que está comprometido com “informações precisas e confiáveis”. “O recurso está voltando a ficar disponível para nossos usuários depois de ajustes significativos e salvaguardas adicionais, incluindo o bloqueio de atualizações de dados de conversão aos finais de semana e feriados e a exibição da fonte dos dados”, explicou a companhia.

Por Carlos Palmeira
Especialista em Redator
Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.