NSA tentou método de espionagem com página falsa do Facebook, diz site
Depois de Angry Birds, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos tentou outro plano para espionar pessoas mundo afora
Imagem de NSA tentou método de espionagem com página falsa do Facebook, diz site no site TecMundo
(Fonte da imagem: Reprodução/On Click Info)
Não é de hoje que circulam na rede informações de que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (também conhecida como NSA) está espionando várias pessoas ao redor do globo. Ela já tentou isso com Angry Birds e ondas de rádio, e agora vem a informação de que o órgão arriscou averiguações com outro bode espiatório: o Facebook.
Informações divulgadas no site The Intercept por Ryan Gallagher e Gleen Greenwald dizem que a NSA teria “se disfarçado como um servidor falso do Facebook” que o usuário acessaria imaginando ser a página oficial da rede social. Com essa ação, ela conseguiria implantar malwares, hackear o computador e extrair informações do disco rígido do computador.
Ao saber do ocorrido, Jay Nancarrow, representante do Facebook, disse que “não há evidências da atividade mencionada”. Ele também comentou que a empresa incluiu sistema HTTPS para os usuários no último ano, tornando as sessões menos vulneráveis a ataques ou suspetias de atividades de malware.
Aumento da espionagem
Os reponsáveis pelo artigo ainda informam que o raio de espionagem da agência aumentou com o passar dos anos. Em 2004, a NSA realizou um número entre 100 e 150 instalações de softwares em computadores ao redor do globo. Já entre 2010 e 2012 esse número havia passado para dezenas de milhares.

Especialista em Redator
Fã de games, filmes e séries. Tenho mais de uma década de experiência no jornalismo, e geralmente uso o tempo livre para passear com a família ou jogar algum game retrô (especialmente Super Nintendo).