Programadores desenvolvem uma IA que consegue entender tatuagens
Tattoodo consegue determinar qual foi a arte usada na tattoo com a ajuda de uma rede neural que identifica as imagens através da câmera do iPhone

Imagem de Programadores desenvolvem uma IA que consegue entender tatuagens no tecmundo
Os desenvolvedores do aplicativo Tattoodo queriam dar um passo a mais nas funcionalidades e resolveram ensinar um sistema de inteligência artificial a entender as tatuagens vistas através da câmera de um iPhone.
Usando uma estrutura de deep learning chamada Caffe, Dennis Micky Jensen e Goran Vuksic desenvolveram uma rede neural que aprendeu a categorizar as características das artes feitas nas peles das pessoas: se é uma tatuagem geométrica, ou aquarela, ou japonesa e coisas do tipo.
Depois de pronto, o software foi capaz de fazer a identificação com uma precisão impressionante. A inteligência artificial ainda não chegou à versão final do app, é esperado que a função seja implementada no futuro.
“Antes de usarmos isso no app, queremos usar esse modelo para classificar o restante de nossas imagens. Temos 360 mil fotos e pouco mais de 100 mil estão classificadas (as que foram usadas para treinar a rede neural). A IA vai nos ajudar a classificar as restantes e isso é muito importante para nós porque, baseados nisso, podemos mostrar aos usuários feeds personalizados dependendo do estilo que eles gostem, os artistas que eles seguem, no que o artista é especializado, etc”, explicou Vuksic ao TheNext Web.
Automatizar o processo de classificação significa eliminar a necessidade de ter que fazer todas as classificações na mão – além, é, claro de poder sugerir com mais precisão qual poderá ser a inspiração para sua próxima tattoo.