O que é o OVNI de Calvine? A ciência responde!

5 min de leitura
Imagem de: O que é o OVNI de Calvine? A ciência responde!
Imagem: Getty Images

Em agosto de 1990, dois cozinheiros que trabalhavam em um hotel próximo de um vilarejo de Perth e Kinross, na Escócia, enviaram a um jornal local uma foto que mudou a história da ufologia. Conhecida como a melhor imagem já registrada de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI, UFO ou UAP), chamada de OVNI de Calvine, a fotografia ainda é tema de debate entre investigadores do tema.

Na imagem, é possível ver um objeto gigantesco não identificado sobrevoando ao lado de um jato de caça militar; inclusive, o UFO aparenta ser significativamente maior que a aeronave. A foto se tornou extremamente relevante para a comunidade ufológica, principalmente porque os especialistas sugerem que seria muito difícil reproduzir algo semelhante sem a tecnologia computacional atual.

Nos últimos anos, pesquisadores e ufólogos discutiram a autenticidade da imagem: ela foi manipulada para parecer um OVNI ou realmente registra um fenômeno real? A história conta que um caça modelo Harrier sobrevoou a área e realizou uma manobra que parecia ser de reconhecimento, como se estivesse observando o OVNI. Logo em seguida, o objeto não identificado acelerou na vertical e desapareceu sem deixar rastros.

Apesar da história incrível, a foto ficou desaparecida por 32 anos, reaparecendo apenas em 2022 — esse sumiço gerou ainda mais interesse e especulação sobre a imagem. Enquanto alguns acreditam que se trata de uma evidência falsa, outros teorizam que o governo teria escondido todas as cópias para ocultar o caso do público, entre outras hipóteses.

“Observei as fotografias, nenhuma conclusão definitiva chegou a respeito do grande objeto em forma de diamante. Estou confiante de que o jato é um Harrier. Não tenho registro de Harriers operando no local na data/hora declaradas”, foi descrito em mensagem enviada ao Ministério da Defesa do Reino Unido.

A origem do OVNI de Calvine

A história só começou a ganhar destaque na comunidade ufológica em 1996, quando foi mencionada no livro ‘Open Skies, Closed Minds’, escrito por Nick Pope, ex-funcionário do Ministério da Defesa do Reino Unido. Mas foi em 2022 que David Clarke revelou mais informações sobre o caso e ajudou a divulgar a fotografia em alta qualidade.

Os responsáveis pela foto explicaram que estavam caminhando pelo vilarejo de Calvine em uma pausa do trabalho, e avistaram o UFO no céu durante o dia. Quando o caça do tipo Harrier começou a sobrevoar a área, um deles pegou sua câmera e registrou a foto que ficou popularmente conhecida como o OVNI de Calvine.

Eles afirmaram que o objeto era gigantesco e permaneceu completamente estático no ar, sem nenhum meio de propulsão convencional aparente. Além disso, não emitia fumaça, não produzia som e tinha um formato triangular estranho, semelhante a um diamante.

Após revelar as fotografias, eles enviaram algumas das imagens para o jornal Daily Record. Quando chegaram às mãos do editor, ele as encaminhou ao oficial da Força Aérea Real escocesa, Craig Lindsay, que repassou as fotos ao Ministério da Defesa. As imagens foram analisadas e os especialistas concluíram que eram autênticas, sem apresentar vestígios de manipulação.

"O editor de imagens do Daily Record na época enviou as fotos para Craig Lindsay, que era o oficial de imprensa da RAF na Escócia. Ele, por sua vez, encaminhou a impressão para o Ministério da Defesa em Londres. O Ministério então solicitou que ele obtivesse os negativos. Assim, Lindsay voltou ao Daily Record e pediu que enviassem os negativos para Londres, o que eles prontamente fizeram — de forma surpreendente. E foi nesse momento que os negativos desapareceram", disse o jornalista britânica David Clarke, que conseguiu recuperar a foto em 2022, em mensagem ao site Newsweek.

Na época, o jornal optou por não publicar o relato completo, e a história nunca veio a público. Ao longo de mais de 30 anos após o ocorrido, a história ganhou status de mito e alimentou diversas teorias sobre a origem da foto.

A volta do OVNI de Calvine

Em 2022, Clarke trouxe ressurgiu com a foto após 13 anos investigando o caso. Durante sua pesquisa, ele descobriu que o ex-oficial da RAF, Craig Lindsay, havia guardado uma cópia impressa de uma das fotografias de Calvine. Assim, o jornalista divulgou a história e a imagem do OVNI sobrevoando a área, com um caça passando rapidamente ao seu lado.

O OVNI de Calvine (imagem) é descrito como tendo um formato de um diamante. (Fonte: Craig Lindsay / Sheffield Hallam University)
O OVNI de Calvine (imagem) é descrito como tendo o formato de um diamante. (Fonte: Craig Lindsay / Sheffield Hallam University)

“Eles correram para uma floresta para manter a cabeça baixa, e ouviram esse jato descendo o vale e então, dois minutos depois, ele retornou e começou a circular ao redor do objeto. E foi então que eles tiraram as fotos”, Clarke descreve a reação dos homens, em mensagem ao The Newsweek.

Após 32 anos, David esperava que o governo do Reino Unido divulgasse informações sobre as pessoas que tiraram a foto. Contudo, ele descobriu que esses dados permanecerão sigilosos até 2076. Segundo ele, o Ministério da Defesa alega que o caso é considerado sensível devido a ‘preocupações com a privacidade’.

Possíveis explicações

Muitos especialistas sugerem que a foto não foi manipulada, mas ainda não há uma resposta definitiva sobre a origem do objeto em formato triangular. Clarke acredita que o objeto pode não ser um OVNI, mas sim uma aeronave ultrassecreta testada por algum grande governo, como os Estados Unidos ou o Reino Unido.

O jornalista afirma que a publicação da fotografia e da história por trás dela é essencial para tentar localizar os homens responsáveis pelo registro ou alguém que os conheça. Contudo, ele também não descarta a possibilidade de que tudo não passe de uma grande brincadeira que acabou indo longe demais.

Alguns acreditam que o OVNI seria apenas o reflexo de uma ilha em um lago — uma ilusão de ótica. Outros sugerem que se trata do topo de uma montanha, com o restante encoberto por nuvens à sua frente. Há também quem defenda a possibilidade de manipulação da foto, embora até hoje ninguém tenha conseguido comprovar isso.

De qualquer forma, 35 anos após a captura da fotografia original, a origem do objeto desconhecido permanece um mistério. Tanto a identidade dos fotógrafos quanto os detalhes sobre a imagem continuam sem respostas definitivas.

Muitos relatos sobre objetos voadores não identificados foram registrados ao longo das décadas, mas alguns casos chamam mais atenção do que outros. Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como documentos oficiais revelam novos avistamentos de OVNIs no Brasil. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.