Anatel abre investigação contra o Google após erro em envio de alerta de terremoto
O processo administrativo da Anatel contra o Google pode até gerar sanções; confira!

A Anatel anunciou, nesta sexta-feira (14), que instaurou um processo administrativo contra o Google. A medida foi tomada após a big tech alertar enviar erroneamente um alerta de terremoto para moradores de cidades paulistas e cariocas na madrugada de hoje.
O alerta falso foi enviado para pessoas que utilizam aparelhos Android. “Terremoto por perto. Podem ocorrer tremores leves no seu local”, dizia trecho da notificação. Ainda segundo a mensagem, o tremor de terra teria magnitude de 5,5 na escala Richter.
De acordo com a Anatel, o processo foi aberto considerando o impacto que o alerta causou na população. A investigação será realizada “a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”.
O alerta de terremoto foi enviado para celulares Android durante a madrugada. (Imagem: Reprodução)
Se for constatada alguma irregularidade, a Anatel comentou que “adotará as providências adequadas junto à empresa responsável, de modo a impedir novos episódios do evento observado”.
O órgão ainda pontuou que atualmente os meios oficiais de envio de alertas para desastres são o SMS, TV por assinatura e Defesa Civil Alerta, que utiliza tecnologia Cell Broadcast.
Sistema desligado no Brasil
Segundo relatos nas redes sociais, os alertas de terremoto foram recebidos por volta das 2h (horário de Brasília) em smartphones de pessoas que moram em municípios como Ubatuba (SP), São Paulo (SP), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Em regiões do litoral paulista, a escala do suposto terremoto foi menor, de 4,4. O número é considerado um tremor ligeiro que pode fazer tremer objetos dentro das casas e apartamentos.
Ao clicarem no alerta, os usuários eram encaminhados para uma página com dicas do que fazer em casos de abalos de terra. Dentre as dicas estavam usar sapatos, verificar a instalação de gás e evitar construções danificadas.
A Anatel está de olho no Google após o alerta de terremoto. (Imagem: Getty Images)
Já próximo do final da manhã, o Google emitiu um comunicado dizendo que o alerta foi enviado de maneira equivocada. A big tech explicou que a notificação chegou nos celulares Android após o sistema detectar “sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo”.
“Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, complementou o Google.

Por Carlos Palmeira
Especialista em Redator
Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.